mochila Equalizadora de Chakras

Ideia/conceito

A partir da ideia proposta pela Máquina Sensível, Eu sempre tive a intenção de trabalhar com vestíveis, é uma forma de aproximar a tecnologia junto ao corpo. Nosso corpo, nossa pele é uma camada entre eu e o exterior. De que forma posso perceber, assimilar o mundo ao redor de forma mais aflorada na nossa pele. Pensando sobre o processo da Máquina Sensível eu resgatei algumas experiências que fiz em 2019, um momento ainda pré pandemia. Sobre a alcunha de Equalizador de Chakras eu fiz algumas experiências entre processos meditativos e a nossa relação com o corpo e expandindo essa experiência nas plantas.

Essa reflexão e possibilidade surgiu quando eu trabalhava em uma empresa fazendo alguns trabalhos como designer e sempre que precisava me concentrar eu ouviu alguns sons, (frequências de som) relacionados aos chakras e utilizados em processos meditativos. É facilmente encontrado no youtube e hoje qualquer aplicativo de stream de som tem playlists com esses sons.

Com o decorrer da minha pesquisa e me aproximando com minhas ideias de vestíveis, pensei em desenvolver experiências que pudessem trazer essas práticas meditativas junto ao corpo. As primeiras experiências vieram com plantas, desenvolvi um vaso (um copo de acrílico) e nesse caso eu cortei o fundo inseri um alto falante pensando em aproximar o som a terra. Deixei algumas sementes germinando ao longo do tempo e comecei a registrar o germinar dessa planta com fotografias em stop motion.

Desenho de projeto. 2018

Como a maioria dos meus projetos sempre têm um desenho como base, acredito que o desenho é um primeiro protótipo para a concepção e construção da obra. A partir do desenho comecei a desenvolver a parte física, de uma caixa de computador simples extrai a placa que controla o volume e a sonoridade e o altofalante eu coloquei uma fina camada de látex (uma bexiga) que ficava em contato com a terra e que a certo modo protegia o alto falante da água na hora que fosse regar a planta.

Imagem da caixa de som e imagem do altofalante protegido por uma camada de latex (bixiga).

imagem do teste de sistema de som e imagem da captura do processo de germinação em stopmotion. 2018

Imagem do local e execução da experiência. 2018

Imagem do atelier. 2018

Com o decorrer da pesquisa fui pensando em outros dispositivos e outros modos de experimentação nessa relação de um germinar de uma planta sobre uma sonoridade relacionada a processos meditativos. Nessa próxima experiência comecei a dar o nome de Equalizador de Chakras, uma experiência que se desdobra em outros formatos próximos desse conceito aqui trazido. Um primeiro objeto que comecei a experimentar foi um coçador de cabeça que é um objeto utilizado para massagear a cabeça, feito de metal e hastes bem finas que envolve a cabeça. Pensei que nas hastes eu poderia adaptar pedaços, um componente eletrônico muito encontrado em brinquedos e objetos sonoros de simples emissão, não chega a ser um alto-falante, ele emite sinais sonoros simples. No centro do objeto coloquei um led RGB que emitia luzes relacionadas aos chakras logo o som era acompanhado por uma luminosidade e esse objeto o utilizei envolvendo um pequeno vaso. Nessa experiência não teve um registro de fotos ao longo do processo.

Equalizador de chakras.
Arduino, fios, piezos elétricos, led RGB e massageador de cabeça.
Jonas Esteves, 2019
Equalizador de chakras.
Arduino, fios, piezos elétricos, led RGB e massageador de cabeça.
Jonas Esteves, 2019

Ainda em 2019 desenvolvi uma outra proposta porem essa para ser acoplada ao corpo, por hora eu ainda utilizo o nome de Equalizador de Chakras. São duas pulseiras que são presas a longos cabos e que estão ligadas a uma central de controle dentro de uma pochete. As pulseiras podem ser usadas por duas pessoas e ficam emitidos sons e luzes relacionadas aos chakras de forma aleatória. Por ser uma experimentação de curta duração apresentada em uma mostra não me aprofundei sobre a utilização do dispositivo a longo prazo.

Equalizador de chakras.
Arduino, fios, piezos elétricos, led RGB.
Jonas Esteves, 2019

Equalizador de chakras.
Fotos da apresentação no curso Fios para labirintos da artista Mariana Manhães na Escola de artes visuais Parque Lage. Jonas Esteves, 2019
acervo do artista

Equalizador de chakras.
Fotos da ativação na mostra Arte & Contigência - Espaço Apis - Rio de Janeiro-RJ.
Jonas Esteves, 2019 acervo do artista

Com o avançar do projeto Máquina Sensível retomei o desenvolvimento de um vestível que fosse relacionado aos chakras dessa vez um formato mais próximo da X-plorer, se você não conhece a obra X-plorer aconselho a você conhecer ela através desse link. Compartilho aqui com vocês um pouco do processo de construção, concepção e programação dessa obra.




Conexões e programação

Nesse processo a fim de facilitar as conexões e o tempo de construção da obra optei por trabalhar com os sensores da Grove. Pra você que não conhece e não está muito habituado a trabalhar com o arduino e sensores diversos a Grove tem uma conexão que facilita o desenvolvimento do seu projeto. Quando trabalhamos com arduino temos diversos sensores, esses podem ser acoplados a uma protoboard e em seguida através de fios ligamos esses sensores ao arduino. Quando trabalhamos com esses modelos de fácil conexão como o da Groove, pulamos a etapa de ter que conectar fio por fio. Vou compartilhar aqui com vocês os sensores que usei:

Módulo WiFi ESP8266 NodeMcu ESP-12
Base Shield para NodeMCU Grove
Esp8266 acoplado a base sheield Grove

Nesse processo usei uma Base Shield para NodeMCU da Grove e Módulo WiFi ESP8266 NodeMcu ESP-12. Esses dois componentes vão acoplados um ao outro. O Módulo WiFi ESP8266 praticamente executa o mesmo papel do Arduino, porem tem a capacidade de conexão com a internet. Já a Base Shield para NodeMCU possibilita acoplar os sensores que vamos usar no processo. Os sensores que vou usar nessa experiência são:

Módulo Buzzer Grove
Sensor de Ângulo/Potenciômetro
Módulo Led Grove
Display LCD Grove
Linha de LED RGB Grove
Cabos de conexão Grove

O primeiro sensor é um sensor buzzer, ele emite frequências sonoras polifônicas, um tipo de som muito encontrado em brinquedos e celulares bem antigos, uma época que os celulares não tinham o toque da chamada em MP3. O Segundo sensor é um sensor de ângulo/potenciômetro, esse sensor a medida que o botão é rotacionado é alterado o valor de resistência por exemplo um dispositivo de som ou de luz pode ser controlado por esse sensor, alterando assim o seu volume ou luminosidade. O Módulo led é um módulo que você pode intercambiar a cor do led, é um módulo simples. O Display LCD Grove possibilita exibir informações, funciona como uma tela que podem exibir dados da programação de forma escrita ou numérica. A linha led RGB possibilita trabalhar com leds de forma independente em linha. Os cabos de conexão Grove são utilizados na conexão entre os sensores e módulos a Base Shield para NodeMCU como na imagem abaixo.

Cabo conectado a saida A0
Módulo Buzzer Grove
Sensor de Ângulo/Potenciômetro

Conexões e programação

Programando e testando o potenciometro

A primeira conexão que vamos estabelecer é com o potenciômetro. Essa conexão possibilita, por exemplo, controlar a luminosidade de um led. Nesse processo que compartilho aqui o potenciômetro vai ser a chave para a escolha dessa nossa mochila equalizadora de chakras. A partir da rotação do botão poderemos selecionar qual o Chakra que a mochila emitirá luz e som.

Compartilho aqui o mapa dessa conexão.

Compartilho aqui o mapa dessa conexão. Utilizaremos a entrada A0 da Base Shield para NodeMCU Grove. Afim de ter uma resposta dessa seleção ao selecionarmos com o botão já vamos utilizar o shield LCD Grove que vamos conectar a entrada I2C.

As conexões ficam assim

Abaixo o codigo que utilizei/desenvolvi

Um pequeno resumo do que faz essa programação, o potenciômetro funciona como chave seletora, a medida que rotacionarmos podemos selecionar qual o chakra que vamos ativar a luminosidade e a sonoridade. Nesse momento temos 3 opções, cada uma dessas opções aparecem na tela LCD. Nos próximos passos vamos adicionar os demais componentes.

Concetando os Leds RGB

Nesse momento vamos conectar os leds RGB. Para essa conexão, vamos utilizar dois módulos em linha RGB e um cabo de saída dupla, esse cabo uma ponta vai a Base Shield na porta D5 e a ponta dupla vai conectado a cada linha RGB. Abaixo um mapa dessas conexões.

Módulos RGB
Cabo de conexão dupla
Cabo e Módulo RGB conectados

As conexões ficam assim

Abaixo o codigo do dispositivo com os leds RGB funcionando

Aqui um video do funcionamento




Conectando os buzzer

Os buzzer são responsáveis pelo efeito sonoro nessa Mochila Equalizadora de Chakras. Os Buzzers vão emitir frequências sonoras relacionadas aos chakras, essas frequências vão acompanhar a seleção a partir do potenciômetro. Logo quando estivermos na seleção Root, que é o primeiro chakra o display vai apresentar o chakra selecionado, os leds RGB vão estar iluminados em vermelho e os buzzer emitindo uma frequência sonora em 432hz. Na programação completa é possível ver todas as cores e frequências sonoras utilizadas. Vamos utilizar 1 cabo de conexão e um módulo buzzer. A conexão vai a porta D7

Módulos RGB
Cabo de conexão dupla
Cabo e Módulo RGB conectados



Adaptando o dispositivo desenvolvido em um vestível

Após a construção do dispositivo, teste de programação, componentes conectados podemos pensar como desenvolver esse vestível. Esse vestível pode ser feito de qualquer material, como eu desenvolvi a Máquina Sensível utilizando um protetor de coluna de moto (se vc não sabia disso fique sabendo agora hehe), decidi seguir esse mesmo caminho, pensando que em um futuro as duas mochilas possa se comunicar, funcionar juntas.

Aqui uma imagem do protetor de coluna que utilizei

Após a construção do dispositivo, teste de programação, componentes conectados podemos pensar como desenvolver esse vestível. Esse vestível pode ser feito de qualquer material, como eu desenvolvi a Máquina Sensível utilizando um protetor de coluna de moto (se vc não sabia disso fique sabendo agora hehe), decidi seguir esse mesmo caminho, pensando que em um futuro as duas mochilas possa se comunicar, funcionar juntas.

Nessa imagem os componentes estão soltos sobre o protetor de coluna



Programação da mochila completa